quinta-feira, 17 de maio de 2012

UM TERÇO DA POPULAÇÃO MUNDIAL SOFRE DE HIPERTENSÃO


O relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) trás dados preocupantes. Os números mostram que um terço da população adulta do mundo sofre com hipertensão arterial, a famosa pressão alta. O sintoma é responsável por cerca da metade de todas as morte por derrame e problemas cardíacos no mundo.
"Este relatório oferece uma evidência a mais do aumento dramático das condições que desencadeiam os problemas de coração e outras doenças crônicas, particularmente nos países pobres e em desenvolvimento", disse a diretora geral da OMS, Margaret Chan.
No Brasil, os dados mais recentes são da pesquisa Vigitel, feita por telefone nas 26 capitais e no Distrito Federal. Segundo esse levantamento, 22,7% dos adultos do país têm hipertensão, enquanto a diabetes atinge 5,6%.
A hipertensão é considerada a doença com maior prevalência no mundo moderno. Além dos fatores hereditários, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse, o fumo e a má alimentação podem causar o agravar à doença. A incidência aumenta com a idade.
A doença pode ser prevenida e tratada com a alimentação saudável, o controle na ingestão de sal e álcool, com a prática de esportes e a manutenção ideal do peso. 
............................................................
Para comentar anonimamente use o e-mail: anonimo@hotmail.com

Nenhum comentário:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More