terça-feira, 5 de junho de 2012

Ala do prefeito de João Pessoa pede adiamento do congresso do PSB


A ala do PSB que defende a candidatura à reeleição do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), oficializou nesta segunda-feira (4) o pedido de adiamento do congresso do partido que está marcado para o próximo domingo (10). O documento foi protocolado pelo secretário de Transparência da capital, Alexandre Urquiza. O argumento é o de que a data do evento, que vai definir quem será o candidato, não foi discutida e que o partido não disponibilizou a lista de filiados com direito a voto.
Urquiza disse que o pedido com a lista de filiados foi feito na última quinta-feira e até agora o documento não foi disponibilizado pela direção do partido. “Fui hoje cedo na sede do partido e a ainda não estava disponibilizada . Não deveria estar acontecendo isso, a lista deveria ser disponibilizada antes de ser marcada a data do congresso”, afirmou.
O presidente do diretório do PSB em João Pessoa, Ronaldo Barbosa, afirmou que uma reunião executiva será realizada nesta terça-feira (5) para julgar a candidatura do atual prefeito de João Pessoa, Luciano Agra. Ainda conforme Barbosa, a lista de associados do partido, solicitada pela ala de Luciano Agra, será disponibilizada na executiva. "Iremos avaliar primeiramente se a postulação atende às regras do partido. Não é porque foi posta uma candidatura que temos que acatar prontamente o pedido", afirmou.
O secretário destacou também que o fato de não ter acesso à lista de filados pode prejudicar o prefeito Luciano Agra. Pois ao registrar a candidatura ele deveria apresentar documento com assinaturas de 5% dos filiados com direito a voto, o que não foi feito. “Como é que nós poderíamos ter essas assinaturas se nós não vimos a lista”, completou. A ausência das assinaturas pode abrir brechas para que a direção municipal impugne a candidatura de Agra. “Eles podem até tentar, mas acredito que não vão fazer isso porque iria possibilitar que nós tomemos outros caminhos”, completou.
Entenda o racha no PSB 
No dia 14 de janeiro deste ano, por carta, o prefeito manifestou sua vontade de desistir das eleições. Na carta-renúncia, Agra alegava que precisava de mais tempo para se dedicar às atividades da prefeitura de João Pessoa. Com a desistência de Agra, o PSB lançou o nome de Estelizabel Bezerra, ex-secretária de Planejamento, como pré-candidata à prefeitura de João Pessoa.

No início de abril, o prefeito começou a dar sinais de que gostaria de voltar para a disputa pela prefeitura. Nesse período o presidente municipal do PSB, Ronaldo Barbosa, disse que Agra não teria legenda garantida se insistisse em se candidatar e acabou sendo exonerado do cargo de secretário que ocupava na prefeitura. Com isso começou a ser externada uma crise interna na legenda.

Algumas semanas depois o presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, divulgou um documento dirigido a Agra onde entregava o cargo de assessor da prefeitura e ao mesmo tempo fazia duras críticas ao prefeito. Ele criticou a reforma administrativa municipal e disse que estava havendo uma perseguição contra membros da cúpula partidária, por meio de exonerações, por que estes tinham se colocado contra o projeto político-eleitoral do prefeito.

Na semana passada, em uma nova carta, Agra disse que estava disposto a voltar à disputa e para isso pediu apoio da direção nacional. O vice-presidente nacional do partido, Roberto Amaral, negou a interferência.
....................................................................
Para comentar anonimamente use o e-mail: anonimo@hotmail.com

Nenhum comentário:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More