sexta-feira, 27 de julho de 2012

Bronzeamento artificial causa um em cada 20 casos de câncer de pele


Usuários do bronzeamento artificial enfrentam risco 20% maior de terem câncer de pele. Se os banhos de radiação começarem antes dos 35 anos, as chances de adoecimento são ampliadas em 87%, revela uma nova pesquisa.
O estudo europeu estima ainda que um em cada 20 casos de melanoma -forma mais letal do câncer de pele - pode ser atribuída ao bronzeamento artificial (5,4% do total de casos).
O que é melanoma?

"Os aparelhos de bronzeamento artificial são dispositivos cancerígenos e as pessoas deveriam ser aconselhadas a não usá-lo", disse o pesquisador Philippe Autier, diretor do Instituto Internacional de Pesquisa de Prevenção em Lyon, França.
O FDA (EUA) - agência responsável pela regulação de alimentos, remédios e cosméticos - considera proibir o uso das camas de bronzeamento por pessoas com menos de 18 anos. As proibições já estão em vigor no Brasil e em outras 11 nações.
Um dos autores do estudo, Mathieu Boniol, também especialista do Instituto Internacional de Investigação de Prevenção da França, acrescentou que "como o uso destes dispositivos não produz nenhum efeito positivo para a saúde, está nas mãos dos políticos decidirem como administrar, minimizar e até remover o risco cancerígeno."
...................................................................
Para comentar anonimamente use o e-mail: anonimo@hotmail.com

Nenhum comentário:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More