quarta-feira, 14 de março de 2012

FIFA FALA DE ATRASOS NOS ESTÁDIOS BRASILEIROS.


A polêmica entre a Fifa e o governo brasileiro parece ter sido superada. Na manhã desta segunda-feira, em entrevista à TV Globo, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ressaltou os pedidos de desculpas feitos por meio de cartas escritas pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o secretário geral da entidade, Jerôme Valcke, para minimizar o caso. "O incidente resultou do uso de um vocabulário inadequado, inaceitável, não apenas na relação em uma instituição e um país. Mas ele (Valcke) já pediu desculpas, o presidente (Blatter), pediu desculpas. Estamos preocupados em realizar a Copa do Mundo de acordo com as expectativas do País", disse.
O início da polêmica com Valcke surgiu da cobrança feita pelo francês quanto ao andamento dos preparativos do Brasil para organizar o Mundial de 2014. Questionado sobre o assunto, Rebelo negou maiores preocupações. "Não há muito atraso em nenhuma obra preparatória. Os aeroportos em sua maioria já tinham previsão de investimento antes que tivéssemos a ideia da Copa, porque obra em aeroporto é necessidade para o crescimento do País. Nos estádios as obras estão adiantadas", afirmou.
Entenda a polêmica
Em entrevista concedida na sexta-feira (02/03), o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse que os organizadores do Mundial de 2014 precisavam de um "pontapé na bunda" para as obras da Copa do Mundo andarem no País, e afirmou que os preparativos brasileiros estão em "estado crítico".
As palavras não foram bem recebidas pelo governo brasileiro, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou no sábado (03/03) que não quer mais Valcke como interlocutor da Fifa para os assuntos relacionados à Copa de 2014. "As declarações são inaceitáveis, inadequadas para o governo brasileiro", disse Rebelo.
Não é de hoje que Valcke enfrenta rusgas com as autoridades brasileiras. Em comunicado publicado no site da Fifa, o secretário pediu rapidez com a aprovação da Lei Geral da Copa: "o texto deveria ter sido aprovado em 2007 e já estamos em 2012", declarou.
Na segunda-feira (05/03), Aldo Rebelo enviou à Suíça uma carta solicitando um novo interlocutor entre o governo brasileiro e a entidade máxima do futebol mundial. De acordo com o ministro do Esporte, "a forma e o conteúdo das declarações escapam aos padrões aceitáveis de convivência harmônica entre um país soberano como o Brasil e uma organização internacional centenária como a Fifa".
No mesmo dia, Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados, também atacou as palavras de Valcke, chamando o secretário-geral da Fifa de "deselegante". "Foi uma declaração que merece na verdade é que a gente dê um chute daqui para lá de volta e que se repudie qualquer declaração desse nível", opinou Maia.
Posteriormente, Valcke publicou carta em que se desculpava pelo incidente que classificou como um mal entendido. Segundo o dirigente da Fifa, o que houve não passou de um erro de tradução, e o Brasil segue seguro como "única opção para sediar a Copa do Mundo".
Aldo Rebelo aceitou o pedido de desculpas, mas disse que "este tipo de episódio não pode se repetir". O ministro ainda disse que organizará um encontro entre a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e Joseph Blatter para encerrar a polêmica.

...........................................................................................................................................
Para comentar anonimamente use o e-mail : anonimo@hotmail.com

Nenhum comentário:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More