segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Suposto rompimento futuro de Cássio e RC se torna o assunto mais comentado da política na PB


Reportagem especial do Nordeste1 faz retrospectiva da principal polêmica política no estado da Paraíba atualmente. Em pleno período de campanha municipal, a eleição para Governador do estado, embora ainda em 2014, se transformou em assunto palpitante.
Após polêmicas causadas pelas "famosas tuitadas" do Senador Cássio Cunha Lima, as especulações de um suposto rompimento entre o Tucano e Governador Ricardo Coutinho (PSB), passou a ser o assunto mais comentado nos programas de rádio, TV, sites, blogs e rodas de conversa sobre política, no estado da Paraíba. Grande parte da população atribui a vitória de Ricardo Coutinho em 2010 ao apoio incondicional de Cássio.
O primeiro sinal de uma suposta insatisfação de Cunha Lima com RC foi quando o Governador deixou o Senador na sala de espera do Gabinete do Ministro Fernando Bezerra, preferindo excluir Cássio da conversa. Sem perder tempo o tucano tuitou o acontecido. O caso se transformou em polêmica nacional indo parar na revista época:

Para o assunto, Cássio declarou ter maturidade política para superar a descortesia de RC e se disse vacinado contra intrigas políticas.
Contudo, a partir daí os comentários sobre um possível mal-estar se intensificaram no estado, fato que aumentou bastante após a queda da tão falada autonomia da UEPB e o veto do Governo RC ao PCCR do magistério, conquistas obtidas na época na qual Cássio Governava o Estado, das quais o tucano se orgulhava em falar em seus discursos.
Quando tudo parecia mais brando, inclusive com a presença constante e solidária de RC ao lado de Cássio durante a morte do poeta Ronaldo Cunha Lima, os comentários silenciaram. Porém uma peça publicitária do Governo do Estado, na qual alega que o Centro de Convenções é obra de RC prometida por governadores anteriores, acendeu novamente o estopim de uma bomba aguardada por muitos e temida por poucos.
Novamente o Senador usou o microblog Twitter para expressar sua opinião sobre o assunto.

Na mesma rede social, O Deputado Federal Ruy Carneiro, declarou apoio a Cássio e atacou o Governador


O outro Senador do PSDB, Cícero Lucena, também partiu para defesa de seu companheiro de partido e alfinetou Ricardo Coutinho. Em matéria publicada pelo ClikPB, Cícero alegou que RC é ingrato e se solidarizou com Cássio.


O Governador Ricardo Coutinho, que alguns dias antes das postagens de Cássio, tinha ido participar de um ato inaugural no Sertão, foi indagado por um repórter local sobre um possível rompimento com Cássio, RC respondeu que o assunto não passava de "fuxico".
Novamente, indagado, agora na capital, sobre as frases de Cássio no Twitter, RC respondeu em tom irônico "Eu não vi as famosas tuitadas de Cássio, tenho por ele maior respeito e admiração, eu não vi e prefiro apenas aqui reafirmar meu respeito por ele".
O Senador Cássio Cunha Lima foi considerado o "tuiteiro" mais influente do estado (33,8). Ricardo Coutinho, segundo levantamento feito pelo microblog, ocupa a 6ª posição (23,4%).

Cássio, por sua vez, tentou encerrar o assunto ratificando sua opinião "Julgo ser absolutamente desnecessário qualquer pedido de desculpas", pontuou. Cunha Lima disse ainda que para ele o assunto não merecia mais comentários: "Para mim, assunto encerrado". E completou: "Já falei o que tinha que falar sobre o tema", arrematou.
O assunto novamente parecia cessado, quando mais uma declaração de Cássio repercutiu em todo o estado. Desta feita, o Senador tucano, alegou em uma movimentação política em Campina Grande, que para ele voltar a Governar o Estado seria necessário vencer as eleições na rainha da Borborema. Não demorou para a declaração estampar diversas capas de sites, blogs e jornais no estado.



O assunto novamente parecia cessado, quando mais uma declaração de Cássio repercutiu em todo o estado. Desta feita, o Senador tucano, alegou em uma movimentação política em Campina Grande, que para ele voltar a Governar o Estado seria necessário vencer as eleições na rainha da Borborema. Não demorou para a declaração estampar diversas capas de sites, blogs e jornais no estado.
Caso se confirme o suposto rompimento e Cássio venha a disputar as eleições de 2014, caberá ao Governador Ricardo Coutinho escolher alguma das opções abaixo:
*Apoiar Cássio e tentar um cargo no Senado 
*Disputar mesmo contra o PSDB e PMDB, sendo uma terceira força
*Retomar a antiga aliança com o PMDB
*Não disputar nenhum cargo

"Quem viver verá!"


FONTE: NORDESTE 1
......................................................................
Para comentar anonimamente use o e-mail: anonimo@hotmail.com









Nenhum comentário:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More